“É uma honra para um caçador proteger e preservar sua caça, caçar com cavalheirismo e honrar o criador e suas criaturas.”

O pouco que se sabe sobre Humberto, é que o mesmo já gostava da caça desde sua infância, desenvolvendo assim uma bravura sem igual. Conta a tradição que em uma de suas habituais caçadas, na sua juventude defendeu seu pai de uma fera.

Segundo uma antiga tradição, a conversão de Humberto ocorreu de maneira surpreendente. Numa Sexta-feira da Paixão, dia de recolhimento cristão, ele resolveu ir caçar. Durante a perseguição de um veado, o animal parou em sua frente, e o caçador viu, entre seus chifres, um crucifixo iluminado.

Logo após esse evento, Humbert foi até Liège, na Bélgica, e converteu-se sinceramente, tornando-se católico fervoroso. Pouco tempo depois, sua mulher morreu e seu pai agonizou em seus braços. Assim dedicou-se à vida espiritual, recolhendo-se num mosteiro beneditino, entregando-se ao estudo da religião.

Em cada outono, na Europa e em algumas partes do Canadá, são realizadas cerimónias e festividades especiais para homenagear St. Hubert, o santo padroeiro dos caçadores. O epicentro de sua veneração é a cidade de St. Hubert, na Bélgica, perto da floresta das Ardenas. Às festividades coloridas ocorrem anualmente, em redor do dia 3 de novembro, aniversário de St. Hubert, multidões de várias dezenas de milhar de pessoas.

Noutras partes da Europa, as escolas fecham no dia de St. Hubert, as igrejas e as enormes catedrais celebram Missa em honra de Saint Hubert, onde caçadores, os seus cães e falcões são levados às igrejas e catedrais para serem abençoados.

Um exemplo notável das festividades de St. Hubert na América do Norte acontece no início de setembro em Cap St. Ignace, no Quebec, quando a missa em honra de St. Hubert é celebrada na igreja local. Os caçadores, vestidos com as suas roupas de caça, entram na igreja, trazendo os seus cães e armas para serem abençoados. A procissão, que inclui os guardas de caça e o clero, entra e sai da igreja sob um arco de armas erguidas pelos caçadores usando roupa camuflada e cor de laranja. Após o culto, outros eventos são realizados, como um concurso de armadilhas, provas de tiro, um desfile e um jantar que consta de caça selvagem em que convidam toda a comunidade a entrar para assim partilharem a generosidade da natureza.

Com a história do Santo Humberto podemos ver que a caça já vem sido praticada há milhares de anos como um dos prazeres efêmeros no mundo, exaltando o caçador como herói, já que exerce tal atividade com coragem e bravura, defendendo, protegendo e garantindo a subsistência da família.

Curiosidade: O símbolo de Santo Huberto pode ser encontrado no rótulo do Jägermeister, uma bebida produzida na Alemanha desde 1935, que tem como tradução para o português: “Mestre Caçador”.