Tirar o CR é essencial para a prática de tiro esportivo, caça e coleção. Para tal, o atirador precisa atender a alguns requisitos, como:

Ser maior de 25 anos;
Não possuir antecedentes criminais;
Estar obrigatoriamente filiado a um clube de tiro;
Obter aprovação no teste de capacidade técnica e psicológica.

O CR (Certificado de Registro) é o documento comprobatório do ato administrativo que efetiva o registro da pessoa física ou jurídica no Exército para autorização do exercício de atividades com PCE (Produtos Controlados pelo Exército).

Dessa forma, o CR comprova que o indivíduo está autorizado a desempenhar a atividade de Atirador Desportivo, Caçador e Colecionador (CAC).

tirar o cr e ser um cac

CAC – CAÇADOR, ATIRADOR E COLECIONADOR

O Caçador é a pessoa física registrada no Comando do Exército, vinculada a uma entidade ligada à caça, realizando o abate de espécies da fauna conforme as normas de proteção ao meio ambiente.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Já o Atirador é a pessoa física que pratica habitualmente o tiro como esporte, já que o tiro desportivo se enquadra como esporte formal. Assim como o colecionador, o atirador é registrado pelo Comando do Exército.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Colecionador é a pessoa física ou jurídica registrada no Comando do Exército, com a finalidade de adquirir, reunir, manter e conservar PCE (Produto Controlado pelo Comando do Exército), colaborando com a preservação do patrimônio histórico nacional.

Vantagens de tirar o CR e ser um CAC

1. Você poderá portar uma arma de fogo curta municiada, alimentada e carregada, pertencente a seu acervo cadastrado no SIGMA sempre que estiver em deslocamento para treinamento ou participação em competições (mediante apresentação de CRAF e Guia de Tráfego);
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Sendo um Atirador Desportivo, você poderá adquirir até 30 armas de uso permitido e 30 armas de uso restrito;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Sendo um Caçador, você poderá adquirir até 15 armas de uso permitido e 15 armas de uso restrito;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. Sendo um Colecionador, você poderá adquirir até 5 armas, de uso permitido, de cada modelo e até 5 armas, de uso restrito, de cada modelo. terá número ilimitado de aquisição de armas;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. Você poderá adquirir munições em quantidades superiores ao permitido para cidadão comum.