Sempre que falamos de calibre real, estamos falando de uma grandeza física, ou seja, do diâmetro do cano da arma.  Já o conceito de calibre nominal refere-se ao padrão entre armas e munições. Cada arma é feita para disparar determinado tipo de munição e cada cartucho é fabricado para ser utilizado num determinado tipo de arma.

Por exemplo, uma munição de calibre 380 ACP, fabricada na Turquia, pode ser usada numa pistola Taurus, de fabricação nacional. Do mesmo modo, uma munição de calibre 25 ACP da Companhia Brasileira de Cartuchos pode ser empregada em uma arma de origem italiana, sem qualquer problema.

Isso só é possível porque os fabricantes de armas e munições seguem padrões internacionais, com parâmetros geralmente definidos pela SAAMI93 (Sports Arms and Ammunition Manufecturer´s Institute), fundada em 1926.

Uma curiosidade que acaba gerando confusão entre os calibres nominais, é que a maioria das armas e munições podem ser classificadas de diversas formas, dependendo do país do fabricante, como por exemplo o 380 ACP, muito conhecido nacionalmente durante décadas, por ser o maior calibre de pistola do Brasil.

Conheça as famílias de calibres nominais:

Quando passamos a conhecer o mundo de armas de fogo e munições mais de perto, uma das primeiras conclusões é que os calibres fazem parte de famílias, e não unidades isoladas. Por isso, não podemos dizer que um determinado tipo de arma possui calibre “.22” ou “.38”, se não for especificado o calibre nominal.

Agora imagine uma família comum, com avós, pais e filhos. O que liga dois primos, são os ancestrais comuns, neste caso, os avós. Neste exemplo, é evidente que dois primos não são como irmãos, ou iguais. Desta forma, podemos dizer que não têm características comuns, apenas fazem parte da mesma família.

No mundo das munições, é a mesma coisa. Confira alguns exemplos de calibre real:

Família .22 (ou 5,5 mm): Vai desde armas de ar comprimido – (calibre 5,5 mm), até o calibre do fuzil de assalto empregado pelo Exército Americano hoje em dia, o Colt M4A1 (calibre 5,56 x 45 mm), passando por calibres permitidos e restritos, como o .22 Short, .22 LR, .22 Magnum, 5,5 Velodog, .22 Hornet, .22 Savage, .22 Remington Jet Magnum, .221 Remington Fireball entre outros.

Família .30 (ou 7, 62 mm): Tem como membros o .30 Carbine (7,62 x 33mm), o .30 Borschardt, o .30 Luger, o .30 Mauser, o 7,62 x 35 mm (.300 Blackout), o 7, 62 x 39 mm, 7, 62 x 51 mm, 7,62 x 54R mm (utilizado nos famosos fuzis Dragunov e Mosin-Nagant, da era soviética) .30-06 (7,62 x 63 mm), o .300 Winchester Magnum (7, 62 x 67 mm), dentre outros.

Família .38 (9 mm): há inúmeros exemplos, como o .38 Long Colt, .38 SPL, .357 Magnum, .38 SW, .38 WCF, .380 ACP, .38 Super Auto, 9mm Parabellum, 9 mm Borschardt, 9 mm Bayard Long, 9 mm Ultra, 9 mm Mauser, 9 mm Winchester Magnum, 9mm Makarov, .357 Sig, 9 x 23 Winchester e .357 Maximum, dentre outros.

Quer saber mais sobre a família dos Calibres?

Venha conferir os produtos disponíveis na loja do Clube de Tiro & Armeria Itajaí. O melhor dos calibres, munições e acessórios você encontra aqui.

Clube de Tiro & Armeria Itajaí – Seja um sócio

Somos o maior e mais completo Clube de Tiro & Armeria de Itajaí e região. Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.

Nossa infraestrutura é completa e totalmente segura para todas as práticas de tiro, garantindo aos nossos clientes e parceiros, total satisfação na oferta de nossos produtos e serviços. Contamos com uma equipe de profissionais capacitados, no treinamento e suporte aos nossos clientes, além de instrutores qualificados, voltados à formação especializada através de cursos, aulas particulares, licenças e demais atividades letivas ligadas ao Tiro.

Fonte: Info Armas.