Para você que está começando no tiro esportivo, tem curiosidade sobre o assunto, ou quer se aperfeiçoar ainda mais no ramo da recarga de munições, ou até mesmo nas instruções de tiro você precisa conhecer a história de origem dos projéteis, cartuchos e pólvoras.

E pensando nisso, o Clube de Tiro & Armeria Itajaí elaborou uma matéria para lhe manter informado sobre os primeiros cartuchos, suas características e desenvolvimento.

Especialista em armas: Casimir Lefaucheux e o primeiro cartucho metálico

O primeiro cartucho metálico de sucesso, para uso em armas de fogo portáteis (com um sistema de ignição interna), foi desenvolvido em 1828, na França, por Casimir Lefaucheux, um especialista em armas na época.

Seu primeiro cartucho consistia de um tubo de papelão cheio de pólvora cuja extremidade final era um copo de latão. O projétil era cônico e feito de chumbo maciço.

Internamente, no copo de latão, era montado um pequeno reservatório com uma mistura fulminante, muito similar às espoletas que já eram utilizadas na época, que seria detonada por um pino que ali se apoiava.

Esse pino era exposto alguns milímetros, através de um orifício lateral na parte traseira do cartucho; daí origina-se o nome do sistema: “pin-fire“.

Em 1846, o cartucho projetado por Casimir foi aperfeiçoado por M. Houiller, que desenvolveu um novo cartucho inteiramente feito de latão, mas mantendo a ideia de Lefaucheux quanto ao sistema de ignição.

projeteis cartuchos e polvoras

A detonação ocorria quando o cão da arma, agindo pela parte superior, atingia o pino pressionando-o para dentro. Com esse impacto, o pino esmagava a mistura fulminante, a qual detonava e iniciava a queima da pólvora.

A desvantagem deste sistema consistia no fato de que os cartuchos, quando inseridos na arma, tinham sempre que tomar uma posição fixa, que era determinada pelo pino.

Mesmo assim, armas do sistema “pin-fire” foram largamente utilizadas em conflitos na Europa e foram muito disseminadas nos Estados Unidos, durante a Guerra Civil.

Uma quantidade enorme de revólveres usando a munição de Lefaucheux foi fabricada, apesar de suas desvantagens quanto à segurança, pois o seu sistema de carregamento mais rápido e fácil do que as armas anteriores, foi uma evolução.

Clube de Tiro e Armeria Itajaí – Seja um sócio

Somos o maior e mais completo Clube de Tiro e escola de tiro de Itajaí e região.

Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.

Nossa infraestrutura é completa e totalmente segura para todas as práticas de tiro, garantindo aos nossos clientes e parceiros, total satisfação na oferta de nossos produtos e serviços.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados, no treinamento e suporte aos nossos clientes.

Além de instrutores qualificados, voltados à formação especializada através de cursos, aulas particulares, licenças e demais atividades letivas ligadas ao Tiro.