Para aprender a atirar melhor, além do treino, é preciso conhecer as ferramentas disponíveis relacionadas a munição de fábricas. Graças a variedade de munições é possível ter ótimos resultados.

Conheça os tipos de munição:

Além das munições de ponta macia (solf point), há muitas outras variantes no mercado, bem como Chumbo Ogival – (CHOG), ponta plana – (CHPP), semi canto vivo – (CSCV), Cobre Expansivo Ponta Oca – (CEPO), Expansivo Ponta Oca (EXPO), para projéteis desde o .32SW até o .357Mag.

Além de inúmeros níveis de desempenho disponíveis, incluindo recuo leve, velocidade padrão, entre outros.

Mesmo com a qualidade da munição de fábrica disponível, é possível fazer coisas simples para melhorar significativamente o desempenho, o que vamos explicar mais adiante.

Conheça as variáveis da munição de fábrica:

A primeira variável a ser considerada da munição de fábrica é o headspace, definida como a distância da cabeça da caixa a um diâmetro específico. É raro encontrar munição de fábrica com variação de mais de 0,001 polegada a 0,002 polegadas no espaço livre. No entanto, há momentos durante a produção em que as ferramentas quebram ou se desgastam e precisam ser substituídas. Isso pode introduzir algumas diferenças na dimensão do headspace. Não há nada tecnicamente errado com isso, é apenas uma variável que é introduzida na munição.

A variação no headspace não causará muita variação no desempenho da munição, desde que seja mantida dentro de limites razoáveis, digamos 0,002 polegadas. No entanto, se você está tentando obter o máximo de sua munição, medir e controlar o espaço livre, pode fornecer algumas pequenas melhorias na pressão e consequentemente, da velocidade.

O headspace variável cria diferenças enquanto o cartucho se move antes de atingir o ombro da câmara e causa variação na energia de ataque do pino de disparo. Também introduz variações muito pequenas na capacidade da caixa.

A próxima variável que surge é o “comprimento da altura da cabeça do assento da munição”. Esta é uma medida desde a cabeça da caixa do cartucho até o diâmetro da ogiva da munição. Normalmente, o diâmetro da ogiva seria aproximadamente o diâmetro do furo ou estrias do cano.

O comprimento da base do estojo até a ogiva na munição determina a precisão bala para o rifle. Isso pode causar variabilidade na pressão da câmara e na velocidade do cano.

As munições de fábrica nem sempre moldam exatamente da mesma forma quando a ogiva é estampada, o que leva a variações muito pequenas, como diferenças na dureza e tensão do pescoço.

A última e mais significativa variação na munição carregada é o desvio da munição carregada, ou seja, quanto mais inclinada uma bala estiver na entrada e na saída do cano, mais ela se desviará do ponto de mira. Isso pode variar de acordo com sua fabricação.

Existem várias ferramentas que podem medir o esgotamento da munição, e algumas permitem corrigir ou endireitar a munição. Fazer isso pode proporcionar uma melhoria substancial na precisão da munição de fábrica, como veremos em breve.

Ferramentas para Inspecionar Munições de Fábrica

Existem basicamente duas maneiras de medir o headspace de uma rodada de munição. A primeira é colocar o cartucho em um medidor de espaço de cabeça específico do calibre e medir com pinças a quantidade de cabeça do estojo que sai do medidor. Este método permite uma comparação e classificação de munição.

São medidores que se conectam às suas pinças que possuem inserções de tamanhos diferentes que correspondem ao diâmetro de referência de diferentes classes de cartuchos. Esta configuração permite medições extremamente rápidas de headspace.

A distância da altura da cabeça da munição pode ser medida com o comparador Hornady LNL. É como o medidor de headspace, pois possui uma série de inserções que se conectam às pinças com diferentes tamanhos de orifícios correspondentes ao calibre. O medidor para na ogiva e você pode medir e classificar a munição pela altura da cabeça.

Além desta, várias ferramentas estão disponíveis para medir o desvio de munição de uma rodada carregada. A RCBS oferece sua Case Master Concentricity Gauging Tool ($ 144, rcbs.com ) que permite a medição da excentricidade, mas não a correção dela. O Case Master mede várias outras dimensões de munição e case. A Forester também oferece sua ferramenta Co-Axe Case e Cartridge Inspector (US$ 138), que mede apenas a excentricidade. Por outro lado, a Ferramenta de Concentricidade Hornady LNL ($ 125, ) permite medir e ajustar a excentricidade da munição carregada para valores muito baixos e uniformes.

Somos o maior e mais completo Clube de Tiro e escola de tiro de Itajaí e região. Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.

Fonte: https://www.gunsandammo.com/editorial/shoot-better-improve-factory-ammo-accuracy/385257