A dúvida sobre como escolher a primeira arma é bem comum, mesmo entre policiais, militares ou civis, já que nem sempre o agente de segurança é exatamente um conhecedor de vários modelos de armas, mas conhece muito bem a arma com a qual trabalha, não tendo um contato muito frequente com demais modelos e calibres.

Antes mesmo de pensar em marcas, modelos e calibres, precisamos pensar em qual vai ser o uso desta arma e em que tipo de lugar ela vai ser útil para sua segurança.

Conhecer os tipos de armas é fundamental para não comprar algo que venha a se tornar um estorvo ou até um risco ao usuário, contudo, não existem verdades absolutas sobre o uso para cada estilo. Porém, é importante saber que cada tipo possui mais ou menos eficiência em determinadas situações.

Revólveres

São armas que podem ter canos curtos, de duas polegadas ou canos mais longos, de até doze polegadas de comprimento.

Costumam ser os tipos mais simples de armas de fogo, com manuseio simples e exige quase nenhuma manutenção exceto um pouco de óleo de vez em quando.Não costumam dar falhas de funcionamento e possuem uma capacidade de tiro que pode variar de cinco até oito tiros.

Pistolas

São armas um pouco mais complexas que os revólveres. Possuem mecanismos que permitem travas de segurança e que exigem um pouco mais de técnica para um correto manuseio.

As pistolas costumam ser maiores e ter uma capacidade mais variada podendo ter até 30 munições por carregador.

Carabinas

São armas longas, com cano raiado e com uma precisão muito boa. Muito comuns com moradores de áreas rurais, tanto para defesa, caça ou mesmo para lazer.

Não exigem muito conhecimento técnico, mas o correto manuseio com segurança é indispensável, pois possuem gatilhos sensíveis, característica comum de armas longas de precisão. A capacidade de tiro costuma variar entre 10 até 12 tiros.

Espingardas

São as mais dinâmicas das armas de fogo. Possuem calibres variados e podem ir do calibre mediano 36 até o 12. Podem ter diferentes tipos de cartuchos para o mesmo calibre, com diferentes tipos de chumbo e quantidade deles, o que altera muito o uso da arma e a distância útil do tiro.

Ainda está em dúvida? Passe no Clube de Tiro e Armeria Itajaí! Temos uma ampla variedade de armas e instrutores altamente qualificados para te orientar e ajudar nessa escolha.

Somos o maior e mais completo Clube de Tiro e escola de tiro de Itajaí e região.

Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados, no treinamento e suporte aos nossos clientes.

Além de instrutores qualificados, voltados à formação especializada através de cursos, aulas particulares, licenças e demais atividades letivas ligadas ao Tiro.