As armas estão presentes na vida do homem desde os primeiros momentos da nossa história. Os homens das cavernas já utilizavam pedras amoladas e amarradas a galhos de árvores, para perfurar a pele dos animais.

Com o passar do tempo, e a descoberta do metal, as pedras e a madeira deram lugar às armas feitas em aço, como espadas, lanças e machados, chegava a era das chamadas armas básicas, ou armas brancas.

Porém, uma descoberta que mudaria totalmente o curso da história das armas seria feita em meados do século IX, a descoberta da pólvora, feita pelos chineses.

Os árabes, no século 13, deram um grande avanço na utilização da pólvora, quando os canhões passaram a ser feitos de madeira e reforçados com cintas de ferro.

E na matéria dessa semana, o Clube de Tiro e Armeria Itajaí preparou uma lista com as armas de fogo mais marcantes da história. Continue lendo e confira!

conheca 10 armas de fogo

Conheça 10 armas de fogo que mudaram o mundo

1. Canhão manual

No século XIV, muito antes de Samuel Colt desenvolver o primeiro revólver de tambor, uma espécie de canhão manual foi criada na China como o primeiro revólver da história.

Ele consistia em um tubo cilíndrico que era portado como um foguete de artifício. A munição era feita com chumbo e pólvora, e seu acendimento por meio de um estopim. Seu carregamento e disparo era pouco ágil em um combate.

2. Colt 45

Samuel Colt teve uma grande importância para toda a cultura bélica. Em 1835, nos Estados Unidos, inventou a Colt 45, conhecida como base de todos os revólveres, tudo por conta do seu sistema de carregamento em cilindro removível (tambor), com capacidade para até 6 munições.

3. Pistola Glock 9mm

A Glock 9mm foi uma grande invenção para o mundo das armas, tendo uma grande aceitação em forças policiais. Entre suas principais características estão, sobretudo, a confiabilidade, simplicidade e velocidade nos disparos.

4. Espingarda pump

As primeiras espingardas surgiram no início do século XVII. Apesar de apresentar modelos para calibres diferentes, a “12” é uma espingarda que é acionada a partir de uma alavanca abaixo do cano com um movimento de puxa-empurra.

5. Rifle Winchester 44

Conhecida como “a arma que conquistou o Oeste”, a Winchester 44 tem como maior característica sua alavanca de acionamento logo atrás do gatilho, permitindo ao manuseador realizar diversos disparos antes de ter de realizar a recarga do armamento.

6. Lança míssil Javelin anti-tanque

Seu sistema permite que soldados em terra lancem poderosos mísseis com precisão e facilidade, destruindo carros de combate, bunkers e pequenos prédios. Possui um alto nível de destruição e foi muito usado na guerra no Iraque.

7. Metralhadora Gatling

Criada no século 19 e muito utilizada em cenários da Guerra Civil dos Estados Unidos, a metralhadora Gatling possui um sistema tão eficaz que sua tecnologia foi aprimorada e ainda hoje é considerada uma das armas mais potentes no campo de batalha.

É a famosa metralhadora de cano giratório que funcionava à manivela, podendo disparar 700 vezes por minuto, de acordo com a velocidade que o operador aplicava o movimento.

8. Submetralhadora Tommy Gun

Popular entre gangsters e policiais dos anos 20-30, a submetralhadora Thompson ganhou notoriedade nas mãos de protagonistas do crime como Al Capone, e nas releituras de filmes sobre inimigos públicos no século passado, nos Estados Unidos.

Além da grande velocidade em seus disparos, a Tommy Gun é inconfundível por sua ergonomia e utilização de madeira em sua construção, bem como por seu carregador em formato redondo.

9. Fuzil M16

O M16 foi a alternativa estadunidense para combater os vietcongues na Guerra do Vietnã.O M16 permite, em alguns de seus modelos, efetuar cerca de 900 disparos por minuto. O problema principal desse lendário fuzil ianque são os travamentos e as dificuldades de limpeza.

10. Fuzil AK-47

Não seria exagero afirmar que o fuzil inventado na União Soviética, em 1947, por Mikhail Kalashnikov, o AK-47, seja a arma mais conhecida no mundo. O modelo se popularizou por sua extrema facilidade de manuseio.

Ressaltamos que este não é um ranking de armas, mas sim uma lista contendo as armas que tiveram notoriedade na história do mundo das armas devido às suas características.