Você sabia que as primeiras armas de fogo, surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século 9?

A verdade é que os árabes contribuíram no século 13, mas a contribuição decisiva veio no século 14.

Já no século 15, após diversas melhorias, começaram a surgir as primeiras armas de fogo portáteis, mas apenas no século 16 surgiu o mosquete, utilizado em batalhas, com cerca de 10 quilos e tinha uma péssima pontaria. Com a aparição do fuzil de pederneira.

Apenas no século 19 foi criado o fuzil de retrocarga, que permitia recarregar a arma pela culatra, de forma mais rápida e segura, tornando as armas mais confiáveis e impulsionando de vez a tecnologia bélica.

Já no século 20, a tecnologia e as revoluções industriais levaram o mundo bélico as evoluções que conhecemos hoje sobre armamento.