Simo Hayha, também conhecido como “A Morte Branca” é considerado o melhor sniper que já existiu, com mais de 800 mortes creditadas em seu nome.

Nascido em 17 de dezembro de 1905 em uma cidade agrícola chamada Rautjarvi, próxima a fronteira entre a Rússia e a Finlândia, Simo foi um grande aliado para defender a Finlândia, a sua pátria, dos soldados soviéticos durante a guerra de inverno (1939 – 1940).

Durante este conflito Simo sofria com um frio intenso de até – 40° C e em menos de 100 dias conseguiu abater mais de 500 soldados.

Além das suas habilidades como sniper, Simo também era muito inteligente e estrategista.

Hábitos que fizeram Simo ficar conhecido como o melhor sniper

Além de muitos anos de treinamento e prática, Simo desenvolveu hábitos para se adaptar ao local onde estava inserido.

Vestia-se completamente de branco para se camuflar na neve e comprimia a neve que ficava na frente do cano da arma, para que assim, quando atirasse, a neve não se espalhasse, dessa forma a sua posição não era revelada.

Outro hábito incomum de Simo, era de manter neve em sua boca para esfriar o ar antes que este saísse para o meio externo.

Dessa forma, o “efeito fumaça” oriundo da condensação do ar não revelava a sua posição.

O mais impressionante desse atirador de elite é que ele não utilizava uma mira telescópica, ele fazia o uso de uma mira de ferro comum em seu Rifle Mosin-Nagant.

Ele fazia isso para evitar que a luz do sol refletisse na lente da luneta e entregasse sua posição.

Em 06 de março de 1940, Simo foi baleado na mandíbula e socorrido por um soldado aliado fazendo com que saísse da batalha. Sobreviveu, porém levou consigo uma deformação na face até o dia de sua morte.

Depois da Guerra Simo Hayha foi promovido de cabo a primeiro tenente e depois de deixar o exército foi trabalhar como caçador.

Simo Hayha faleceu em Abril de 2002, aos seus 97 anos de idade.

Somos o maior e mais completo Clube de Tiro e escola de tiro de Itajaí e região.

Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados, no treinamento e suporte aos nossos clientes.

Além de instrutores qualificados, voltados à formação especializada através de cursos, aulas particulares, licenças e demais atividades letivas ligadas ao Tiro.