A prática de tiro esportivo tem cada dia mais conquistado o espaço que merece na sociedade. Apesar de muita gente ainda relacionar as armas de fogo, ou até mesmo as de pressão, à violência e coisas ruins, o esporte e sua procura como hobby têm crescido.

Isso se deve aos benefícios do tiro esportivo e ao fato de que ao conhecer os clubes de tiro, aprender mais sobre o esporte e sobre as armas, as pessoas percebem que não há nada de inseguro no esporte.

Se todas as regras e normas de segurança forem levadas a sério, o tiro esportivo se mostra seguro e prazeroso. Pensando nisso, o Clube de Tiro e Armeria Itajaí resolveu separar algumas curiosidades sobre o tiro esportivo.

curiosidades sobre

Conheça mais sobre o tiro esportivo

• A primeira medalha

A primeira medalha olímpica da história do Brasil nas Olimpíadas veio através do tiro esportivo. O medalhista foi Guilherme Paraense que na Olimpíada de 1920, na Antuérpia, Bélgica, conquistou a medalha na prova de pistola rápida. O medalhista era tenente do exército e atleta pelo Fluminense.

Mais recentemente, em 2016, o atleta Felipe Wu conquistou a medalha de prata na mesma modalidade.

• Faz parte da história dos jogos olímpicos

O tiro esportivo esteve presente em todos os jogos olímpicos, desde 1896, em Atenas, na Grécia. Mesmo sendo um dos esportes mais presentes nos jogos, até a Olimpíada de Tóquio, no Japão, somente os homens podiam competir na categoria.

Somente em 1964, na Cidade do México, as mulheres puderam competir nas mesmas categorias que os homens no tiro esportivo. Já em 1984, em Los Angeles, as mulheres ganharam provas exclusivas para elas nas categorias de pistola de ar e carabina de ar. Nos dias atuais, já são 6 categorias femininas no tiro esportivo.

Hoje em dia, as mulheres que desejam praticar o esporte para competir ou apenas como hobby, podem frequentar os clubes de tiro normalmente e realizar as atividades com segurança.

• Exercitando mente e corpo

Mesmo sendo nomeado como tiro esportivo, muitos ainda podem não enxergar a importância deste esporte. Além de envolver disciplina e concentração para manusear armas de fogo ou de pressão e acertar alvos, também é preciso foco, treino mental e muita agilidade. Desta forma, esta é uma atividade complexa e completa.