O tiro defensivo, de forma geral, é uma espécie de tiro prático, porém voltado para a atividade tática e não de esporte.

“É um tiro de caráter técnico/policial que é adaptado para as diversas necessidades e, muitas vezes, assume outros nomes por conveniência dos seus executores, como tiro instintivo, tiro intuitivo, tiro de defesa, tiro defensivo, dentre outras denominações.”

Como é o tiro defensivo?

“O treinamento que envolve essa espécie de tiro deverá ser uma atividade dinâmica que, de forma geral, se propõe a reproduzir circunstâncias ocorridas no combate real.

Os fundamentos de tiro já deverão estar consolidados e o treinamento deverá ser constante, prático, objetivo e, o mais importante, como comentado anteriormente, sempre imitando o confronto real”.

Dessa forma, devem ser buscados um equilíbrio nos Vetores do Tiro Defensivo que são divididos em: Procedimento, Precisão e Segurança (PPS).

O PPS vem com o intuito de dizer que nada adianta um atirador colocar todos os disparos bem acertados no alvo, se não souber lidar com outros fatores, como se abrigar corretamente, ou então não saber lidar com as diferentes ocasiões.

No treinamento defensivo sempre será buscado a dinâmica, velocidade e movimentação.

Sendo assim, o atirador, ao sacar a arma, fará um alinhamento espontâneo e natural da arma em relação ao alvo, pois nesse tipo de tiro precisa-se de muita rapidez, potência e relativa precisão.

Entretanto, a arma já terá que sair rapidamente do coldre, na cintura, e corretamente empunhada, sabendo-se que, por se tratar de uma situação real, não haverá tempo para corrigir uma empunhadura incorreta.

Um fator importante é que os dois olhos do atirador deverão permanecer abertos, pois somente assim o atirador não compromete a sua visão periférica e não sofrerá com os efeitos causados pelo fechamento de um olho para realizar o disparo.

Fonte: InfoArmas.

Somos o maior e mais completo Clube de Tiro e escola de tiro de Itajaí e região.

Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados, no treinamento e suporte aos nossos clientes.

Além de instrutores qualificados, voltados à formação especializada através de cursos, aulas particulares, licenças e demais atividades letivas ligadas ao Tiro.