Existem muitas dúvidas sobre as regras de caça no Brasil, tais como as espécies que podem ser abatidas e em que regiões essa prática é permitida.

Atualmente, somente a caça de javali é permitida no Brasil, pois essa, é uma espécie exótica, invasora e com grande poder reprodutivo, adaptativo e predatório, gerando grande desequilíbrio no meio ambiente.

Eles causam danos ao gado, plantações, florestas, nascentes e ameaçam a existência de espécies nativas, que são mortas ou fogem do local para se proteger, saindo do seu próprio habitat.

Por ser um animal de grande porte, agressivo, inteligente e se reproduzir exponencialmente, os métodos normais de controle populacional não possuem resultados práticos, tornando a caça uma alternativa necessária.

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), entidade responsável pelo assunto, permite que o animal seja abatido, pois o animal não é nativo da fauna brasileira e por isso não existem predadores naturais.

caca no brasil

Como deve ser feito o abate?

O uso de armadilhas de laço ou de dispositivos que envolvem o acionamento automático de armas de fogo são proibidos.

Além disso, os javalis capturados por cães ou por armadilhas devem ser abatidos no local da captura, pois é proibido o transporte desses animais vivos.

O que é preciso para fazer a caça no Brasil?

Para a caça esportiva, com a utilização de armas de fogo, é necessário:

• Obter o Certificado de Registro de Caçador no Exército;
    • Ser registrado como Colecionador, Atirador e Caçador (CAC);
    • Ter mais de 25 anos;
    • Possuir cadastro e licença de caça junto ao IBAMA.

Para se tornar um excelente atirador, conte com o Clube de Tiro & Armeria Itajaí! Venha praticar conosco, tirar o CR e se tornar um CAC.

Somos o maior e mais completo Clube de Tiro e escola de tiro de Itajaí e região.

Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados, no treinamento e suporte aos nossos clientes.

Além de instrutores qualificados, voltados à formação especializada através de cursos, aulas particulares, licenças e demais atividades letivas ligadas ao Tiro.