As armas de fogo possuem diversas divisões, uma delas é o sistema de funcionamento. Quanto a isso, as armas podem ser divididas em: funcionamento de repetição, semi-automáticas e automáticas.

Armas com sistema de funcionamento de repetição

Exigindo uma ação manual do operador, as armas de funcionamento por repetição, demanda por seus próprios meios, para que a câmara seja alimentada, com uma munição que pode estar disponível em carregadores, tambores ou tubos/receptáculos.

Na prática, há quase um roteiro a ser seguido pelo operador: alimentar a arma, ejetar o estojo vazio, colocar a munição nova na câmara (manualmente) e só então poderá pressionar o gatilho novamente para disparar.

Um exemplo de armas com sistema de funcionamento de repetição são as carabinas “Lever Action”, como a Rossi Puma, as Espingardas Pump Action e os rifles de ação bolt.

funcionamento das armas

Armas com sistema de funcionamento semi-automático

Nesse sistema de arma, a alimentação da câmara é feita utilizando a energia do disparo anterior, sendo que os disparos ocorrem a cada pressão da tecla do gatilho.

O atirador/operador deve pressionar o gatilho, enquanto o sistema de funcionamento da arma (por meios próprios) retira o estojo usado e reposiciona uma munição nova na câmara.

Alguns exemplos de armas com esse sistema são as pistolas (como a Imbel MD1) e alguns modelos de rifles (como o rifle CBC 7022 .22LR) e carabinas.

Armas com sistema de funcionamento automático

As armas com esse sistema de funcionamento são altamente controladas no Brasil. Neste caso, tanto a alimentação da câmara quanto os disparos propriamente ditos são feitos pela própria arma, enquanto o atirador mantiver a tecla do gatilho pressionada.

As metralhadoras e alguns modelos de carabinas e pistolas são as armas com sistema de funcionamento automático. Como a submetralhadora Taurus MT 40.