A representatividade feminina no tiro esportivo vem crescendo cada dia mais, mostrando todo o seu talento, e trazendo diversas premiações em competições olímpicas.

Diariamente, o número de mulheres que procuram o Clube de Tiro & Armeria Itajaí aumenta. Tirar o CR é a porta de entrada para conhecer e manusear as armas, sendo uma ótima opção para treinar a concentração e distrair os pensamentos do dia a dia.

Mulheres que querem se tornar atiradoras e possuem mais de 18 anos, procure o Clube de Tiro & Armeria Itajaí.

conheca a representacao da

A participação da mulher no desenvolvimento do tiro esportivo

Evidentemente, a criação e o desenvolvimento de armas de fogo não tiveram como objetivo o esporte, mas sim, o combate. As primeiras armas apareceram no século IX, logo após a invenção da pólvora.

Porém, só no século XV houve o aparecimento de armas de fogo portáteis, após um maior desenvolvimento por parte dos árabes, tendo havido uma grande mudança nas táticas de guerra.

Finalmente, no século XIX, houve a criação dos cartuchos e dos mecanismos de carregamento pela culatra, abandonando o abastecimento manual e tornando as armas mais confiáveis, impulsionando assim, o avanço da tecnologia bélica.

Sendo assim, quando iniciou-se os Jogos Olímpicos (em 1896) em Atenas, as armas de fogo já estavam bem desenvolvidas para ganharem participação na competição.

A primeira vez em que mulheres participaram do Tiro Esportivo nos Jogos Olímpicos foi em 1968, na Cidade do México, competindo com homens. As primeiras disputas exclusivamente femininas aconteceram somente em 1984, em Los Angeles.

Uma grande representante feminina do tiro esportivo foi Margaret Thompson Murdock, que no ano de 1976, se tornou a primeira mulher na história a ganhar uma medalha olímpica (de prata) nos Jogos Olímpicos de tiro esportivo.

O seu sucesso esportivo desencadeou no grande aumento de competidoras do sexo feminino, contribuindo para a participação das mulheres na modalidade esportiva e conquistando o seu espaço mais que merecido.

Atualmente, o tiro esportivo é disputado em 15 categorias, sendo nove masculinas e seis femininas.

Fonte: Super Abril.