As primeiras armas de fogo, ainda improvisadas, provavelmente surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século 9. Em tubos de bambu, essa mistura de salitre, enxofre e carvão vegetal, que explode em contato com o fogo, era usada para atirar pedras.

Os árabes aperfeiçoaram o invento no século 13, quando os canhões passaram a ser feitos de madeira e reforçados com cintas de ferro. Mas a contribuição decisiva veio no século 14, quando surgiram os primeiros canhões de bronze, mais seguros.

voce sabe qual e a origem das armas de fogo

Origem das armas de fogo: mosquete

No século 15, após diversas melhorias, começaram a surgir as primeiras armas de fogo portáteis, mas apenas no século 16 surgiu o mosquete, que foi utilizado em batalhas. Porém, só tinha capacidade de dar um tiro antes de ser recarregado. Esse processo demorava, por isso utilizavam a arma de fogo apenas para emergências.

O mosquete pesava cerca de 10 quilos e tinha uma péssima pontaria. Com a aparição do fuzil de pederneira.

Com o fuzil de pederneira, a pontaria melhorou, mas muitos disparos falhavam e o soldado ainda precisava abastecer manualmente a arma com a pólvora e o projétil.

Apenas no século 19 foi criado o fuzil de retrocarga, que permitia recarregar a arma pela culatra, de forma mais rápida e segura, tornando as armas mais confiáveis e impulsionando de vez a tecnologia bélica.

O ponto culminante foi a automação, com a invenção da metralhadora em 1884. O fuzil de assalto, que podia disparar 3 tiros a cada aperto no gatilho, foi um dos principais inventos do século.

Ele foi bastante utilizado nos exércitos. Na Segunda Guerra Mundial, a submetralhadora, também chamada de metralhadora de mão, tornou-se bastante popular, pois conseguia disparar cerca de 600 tiros por minuto, além de possuir grande precisão para curtas distâncias.

Já no século 20, a tecnologia e as revoluções industriais trouxeram grandes conhecimentos para o mundo, levando o mundo bélico passou por grandes evoluções, levando ao que conhecemos hoje sobre armamento.