Você sabe quais são os 5 fundamentos de tiro? Para leigos apaixonados por armas e entendedores do assunto é sempre importante ter esse tema na ponta da língua.

A ordem dos fundamentos não altera o resultado do tiro, porém é de vital importância que você conheça todos, afinal, se um dos fundamentos for mal executado, isso implicará na qualidade do disparo.

Sabendo da importância de se conhecer os fundamentos de tiro, produzimos esse conteúdo especialmente para você. Confira nesta matéria quais são e como você pode se aprimorar em seu treino!

Fundamentos de tiro

A ordem dos fundamentos não altera o resultado do tiro. Cada fundamento terá sua importância na hora do disparo, sendo que a cada fundamento mal executado, irá influir diretamente na sua série de tiro.

Os fundamentos do tiro são apresentados na mesma ordem em que o atirador vai seguir na pista de tiro.

Feito essa ressalva, vamos aos 5 fundamentos do tiro:

Posicionamento

Passamos sempre ao aluno que faça uma posição ao mesmo tempo confortável mas também que seja uma posição firme, de luta.

É fundamental que o atirador tenha plena noção do que está à sua volta e tome noção da sua posição corporal, isso porque é um determinante para que tenha um bom resultado.

Empunhadura

Novamente é importante ressaltar a importância de se posicionar de forma adequada para obter sucesso.

É necessário que tome boa posição de empunhadura da arma para obter um bom resultado.

Ressaltamos aqui que a empunhadura feita de forma errada é uma das maiores causas de panes em pistolas.

Visada

A visada é uma linha reta que parte dos olhos do atirador, passando pelo aparelho de pontaria da arma e terminando na parte do alvo que se busca acertar com o projétil.

Respiração

A respiração pode determinar a forma de como nos movimentamos, mantemos o controle do corpo e como controlamos a ansiedade.

Acionamento do gatilho

Nem é preciso falar muito sobre a importância de se ter controle do gatilho. Contudo, é uma técnica que necessita de atenção e experiência para conseguir um bom tiro. Não nos referimos aqui a velocidade, e sim à constância do movimento.

Caso precise de ajuda para aprender a se desenvolver melhor e aprender novas técnicas, entre em contato conosco. Somos a melhor escola de Tiro da região.

Clube de Tiro e Armeria Itajaí

O Clube de Tiro e Armeria foi fundado em outubro de 2018 pelos sócios Camila e Moisés, e aberto ao público em Abril de 2019. Surgiu como uma novidade para aqueles que praticam ou desejam conhecer o esporte do tiro em sua totalidade.

O Clube nasceu com o sonho de preparar e capacitar o cidadão brasileiro no manuseio e utilização de armas de fogo para sua defesa pessoal, tiro desportivo ou até mesmo para o lazer.

Trabalha no segmento de armeria e escola de tiro, além de despachante e loja de armas.

Primordialmente, qualquer pessoa que tenha pretensão de iniciar na prática de tiro, seja recreativo, esportivo ou defensivo, deveria saber antes de tudo saber quais são os fundamentos daquilo que está prestes a fazer.

É importante destacar regras de segurança, assim como a obrigatoriedade da utilização dos equipamentos de proteção individual não integram os fundamentos do tiro esportivo e não devem ser confundidos.

As regras de segurança devem ser passadas ao atirador antes mesmo de ele tocar nas armas para iniciar os disparos, enquanto os fundamentos do tiro são técnicas a serem levadas em consideração durante a prática para aumentar a eficiência e a precisão dos disparos.